quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Educação de cu é rola!

Educação em ciclos, que coisa mais linda! Na teoria até o capitalismo pode parecer bonito, caralho.

A idéia de ninguém mais reprovar na escola e que a pessoa deve ter consciência de que se não se esforçar ela não será nada no futuro é uma balela que não tem tamanho. Ninguém chegou a cogitar a possibilidade (totalmente plausível, diga-se de passagem) de que a nossa sociedade atual não tem estrutura para se colocar um projeto desses em prática? Imaginem a quantidade de famílias que os pais não estudaram, não sabem acompanhar o rendimento escolar dos filhos, que acham que um croque na cabeça é o suficiente para que a criança aprenda a fazer a tarefa de matemática. Agora imaginem a estrutura dessa criança para chegar na escola e saber que ela tem que se esforçar tanto quanto o colega que não faz nada e vai "passar de ano" da mesma forma. Com o sistema educacional falido do jeito que está e com a falta de apoio e incentivo que o governo oferece, não é difícil encontrarmos pessoas que estão na oitava série que mal sabem escrever o próprio nome.

Existe até um plano de marketing de uma grande instituição financeira que promove educação gratuita e "de qualidade" para muitas crianças a fora nesse país. Tirando a parte de que, na verdade, esses centros de educação são um invesitmento em marketing e que o que interssa ao banco é ter mais pessoas prontas para serem atendentes de telemarketing ou auxiliares administrativos, vamos aos fatos.
Salas com 45 alunos, conteúdo forçado goela abaixo por professores cada vez mais pressionados pela direção para atingir metas (sim, metas!) de aprovação conforme as diretrizes estabelecidas pelo banco (às vezes me pergunto se não é o marketing que pensa nisso...), com um modelo de educação que já estava ultrapassado quando foi implementado na década de 50, não creio que as crianças tenham uma educação "de qualidade" mesmo.

MAS (tem sempre um mas em tudo, né?) tudo isso mudaria se todas essas crianças fossem orientadas por pais e educadores para conseguirem atingir objetivos menos quantitativos e mais qualitativos. Vejo crianças muito bem orientadas que fazem coisas muito bacanas desde bem pequenas e que me inspiram a fazer algo de bom com meus amigos de terreiro.

Aos que acham que educação é só com a escola e que lição de casa atrapalha o programa de fim de semana da família, vão à merda!

Um comentário:

sêoChico disse...

É isso aí... vão a merda. Vão tomar no cu esses bacanas que querem nos fazer acreditar que escola é sinônimo de educação, que polícia e grade são sinônimos de segurança, que tela plana e de cristal líquido são sinônimos de conforto e que televisão e telefone celular instrui e aproxima as pessoas. Vão tomar no cu, caralho! E os professores desavisados reproduzem o sistema, com qual muitas vezes não concordam, e se dizem mestres. Mestre de porra nenhuma... Acorda (não!? não consegue? Enfia o dedo no seu cu: ou você gosta e continua aí "gozando" a vida ou você acorda)